Antes de chegar ao local você percebe a distância a presença imponente do Pico na paisagem da cidade de Governador Valadares, o Pico do Ibituruna possui 1.123 metros de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce. A palavra Ibituruna tem origem indígena 'Tupi-Guarani', e significa 'Serra Negra' ou 'Pedra Negra'. A primeira exploração foi realizada por Sebastião Fernandes Tourinho em 1573.
Conhecida plataforma de voo livre, é o principal atrativo turístico da cidade de Governador Valadares. Possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do voo livre. Além do voo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura.
O turista que chega a Governador Valadares percebe, à distância, sua presença. Muitos quilômetros antes de entrar no município, avista, ainda na estrada, o Pico do Ibituruna.
O tombamento do Pico do Ibituruna e sua declaração como monumento natural foram instituídos pelo art. 84 dos Atos das Disposições Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989. O Pico teve seu limite estabelecido pela Lei n. º 21.158, de 17 de janeiro de 2014. Fonte: Iepha.
Curiosidades
Em 1977, ocorreu o primeiro voo de asa-delta no Pico da Ibituruna, sendo feito pelo mineiro Emerson André Miranda Monteiro. O piloto divulgou o pico para seus amigos, que começaram a visitar Governador Valadares.
Em 1983, foi fundado o Clube Valadarense de Voo Livre (CVVL).
Em 1983, o Pico da Ibituruna sediou pela primeira vez uma etapa do Campeonato Brasileiro de Voo Livre.
Em 1989, o Pico da Ibituruna foi tombado como patrimônio estadual e monumento natural.
Em 1991, ocorreu o primeiro Campeonato de Voo Livre realizado na cidade, com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos homenageando a cidade com um selo com alusão ao campeonato.
Em 2000, a imagem de Nossa Senhora das Graças recebeu iluminação ornamental.
Em 2001, a imagem da santa foi tombada pelo patrimônio municipal.
Em 4 de dezembro de 2001, foi criado o Dia da Ibituruna, em âmbito municipal, sendo comemorado no dia 4 de junho.
Em 2019, a Prefeitura de Governador Valadares iniciou a iluminação da estrada de acesso ao Pico da Ibituruna.
O pico pode ser avistado de todos os bairros da cidade.
Se você gosta de praticar esportes radicais aqui você pode desfrutar de um espaço ideal para aventuras, com praticantes de diversos locais do mundo, colorindo o céu da cidade com as suas asas deltas e paragliders.
Além do voo livre, o pico oferece também condições para outros esportes de emoção, como rappel, escalada e trekking. Além disso, presenta pequenas reservas de Mata Atlântica, trilhas, nascentes e pequenas cachoeiras.
São aproximadamente 30 minutos de carro desde o centro da cidade até o ponto mais alto do Ibituruna. Mas o pico também conta com uma linha de ônibus regular, a linha 29, ‘#partiuIbituruna’, confira os horários:
DIAS ÚTEIS:
- Saída do centro de segunda a quinta (Deck Viva Valadares): 14h
- Saída do centro sexta-feira - 8h30 e 14h
- Saída do pico segunda a quinta: 17h
- Saída do pico sexta-feira: 12h e 17h
SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS
- Saída do centro (Deck Viva Valadares): 8h30 e 14h
- Saída do pico: 12h e 17h
Anote as dicas a seguir para aproveitar seu passeio ao máximo:
Use protetor solar, no alto do Pico o sol é muito forte, proteja sua pele e leve uma garrafa de água para se hidratar. Lembre-se de levar roupas de frio, a montanha é alta e com muitas árvores, a temperatura é bem mais amena do que na cidade. Durante o dia é quente, mas à noite as temperaturas costumam cair.
O conjunto formado pelo Pico, o rio, a mata atlântica e o contraste com a cidade, tornaram a paisagem de Governador Valadares singular.
Seja bem-vindo e Viva Valadares Intensamente.