Ateliê Tramas da Lelê expõe trabalhos no GV CIT
Peças em tramas em pontos de crochê ou macramê que unem a tradição ao artesanato moderno
Publicado em 12/03/2025 16:23 - Atualizado em 12/03/2025 16:29
O Centro de Informações Turísticas de Governador Valadares (GV CIT) recebe a partir desta quinta (13) a exposição de trabalhos da artesã Alessandra de Almeida Moura, do Ateliê Tramas da Lelê. A mostra, que segue até dia 27 deste mês, faz parte do Projeto Gente Que Faz Arte – iniciativa da Prefeitura, via Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) com vistas ao fomento do turismo criativo na cidade.
Por meio de tramas em pontos de crochê ou macramê, Alessandra produz peças com personalidade para decoração ou vestuário. Entre os itens que serão expostos no GV CIT, estão mandalas, sousplats, cachepôs, bolsas e brincos. Todas as peças expostas estarão à venda.
Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa, Alessandra deixou a profissão há oito anos para cuidar do filho e da casa. O artesanato entrou na sua vida há cinco anos como terapia e, a partir de 2022, virou negócio. Este é o segundo ano que a artesã participa do projeto. “Eu acho muito gratificante ver a valorização do artesanato local como fonte de renda e como representatividade do resgate cultural que precisamos priorizar. É muito importante ter peças autorais, feitas por mim de maneira tão orgânica, sendo vistas e chegando a pessoas que eu pessoalmente não alcançaria”, declarou.
Conheça mais sobre o trabalho na página do Instagram @tramasdalele.
O GV CIT fica na avenida Minas Gerais, 66, Centro, em frente à praça Mário Rocha. Funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 20h.
Projeto Gente que Faz Arte
Desenvolvido desde 2023 pelo Centro de Informações Turísticas de Valadares (GV CIT), o Projeto Gente que Faz Arte é uma ação do Plano Municipal de Turismo.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social