Prefeitura expõe atrativos do turismo de aventura na Expoleste
Quem gosta de aventura, mas ainda não teve coragem ou oportunidade de se aventurar terá a chance de vivenciar a experiência no estande da SMCELT.
Publicado em 20/05/2022 12:33
Paredão de escalada, simulação de voo duplo em 360º, produtos de artesãos, queijos e cachaças premiadas; estes são alguns dos atrativos do estande da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) na Expoleste.
Quem gosta de aventura, mas ainda não teve coragem ou oportunidade de se aventurar terá a chance de vivenciar a experiência no estande da SMCELT. No local foi montado um paredão de escalada que simula a escalada até a Santa da Ibituruna. Também foi montado uma estrutura de “Metaverso” com experiência de voo livre em 360º na realidade virtual. Antes de experimentar os esportes é preciso escanear um QR Code para responder uma pesquisa turística, só depois de responder é liberado um voucher para fazer a experiência.
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Kevin Figueiredo estava muito feliz em ter um estande da secretaria na Expoleste para divulgar Valadares como destino turístico. “Aqui as pessoas têm oportunidade de experimentar um pouco mais dos nossos atrativos turísticos. Aqui Mostramos um pouco do trabalho que estamos realizando na cidade de incentivar as pessoas a conhecerem nossa cidade”.
O investidor Eloison dos Santos mora no estado da Flórida nos Estados Unidos e ficou encantado com a oportunidade de experimentar o voo livre em 360º. “Já fiz dois voos duplos, mas achei interessante ser 360º. Quando a gente voa você fica com tanta adrenalina que olha mais para baixo. Essa experiência de 360º é muito top porque você consegue ver a Ibituruna toda, ver os movimentos que faz para conduzir o parapente. É bom porque quem tem medo percebe que os movimentos não são bruscos”, contou.
A autônoma Eliziete de Souza nunca fez voou de parapente, mas depois da experiência já pensa em fazer. “Amei!!!! A visão de lá de cima é maravilhosa. Agora quero fazer voo duplo”.
A estudante de Jornalismo da Univale Isabela de Andrade se aventurou no paredão da santa do Ibituruna. “O único paredão que escalei foi aqueles de parques de criança. Achei bem divertido, mas como sou sedentária comecei a ficar cansada porque tinha que segurar o meu próprio corpo. Não senti medo, só cansaço”, enfatizou.
Além do paredão e do voo virtual de parapente, o estande da SMCELT ainda tem peças de artesanato dos artistas plásticos Sebastião Pimenta e Mãezinha, a cachaça premiada Ibituruna e degustação de queijos premiados dos Ribeiro Fiorentini. Lá também é possível fazer a reserva e pré-venda do Camping Integrado Ibituruna Pack Turismo. Um pacote de turismo que consiste em passar um fim de semana vivendo Valadares na aventura. O passeio contempla um hiking guiado na trilha da Santa da Ibituruna, plantio de mudas, acampamento na Ibituruna com roda de conversa no pôr do sol. O pacote está sendo oferecido pelos hotéis: Ibituruna Serra Clube, Caminho das Nuvens, Mata da Ibituruna e Vale Silvestre Eco Park. A realização é do Convention Bureaux com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o GV Cit.
A diretora do Departamento de Turismo Betinna Tassis destacou a importância da parceria público privada. “A aventura é nossa vocação turística, nesse sentido a parceria público privada através de ações articuladas através do GVCit e Convention Bureaux Valadares, vão fortalecer a governança do trade tão necessária para consolidar o Destino Turístico Viva Valadares. Ter a força da ABRASEL, Sicoob Ac Credi e Sebrae representa acelerar o desenvolvimento sustentável que queremos”, comemorou.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social