Valadarenses conquistam primeiros lugares em torneio de Pickleball na Itália
Foram disputadas nove categorias.
Publicado em 15/09/2022 18:31 - Atualizado em 16/09/2022 13:28
Os valadarenses fizeram bonito durante a disputa do “4° Open da Itália”. O torneio de Pickleball aconteceu no último fim de semana (de 9 a 11) na cidade de Tocco da Casauria e contou com a participação de atletas da: Bélgica, Inglaterra, Holanda, Austrália, Estados Unidos, México, França, Alemanha, Itália e Canadá. A seleção brasileira foi composta por oito integrantes da Associação Brasileira de Pickleball dentre eles, o professor da Praça de Esportes Thiago Eugênio e a atleta americana Janet Davidson; que trouxe o Pickleball para o Brasil e para Valadares. Das nove categorias disputadas os valadarenses conquistaram sete pódios. Foram cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
O sucesso da seleção brasileira foi tão grande que deu não só visibilidade ao Brasil como a nossa cidade. “Os países participantes nunca imaginaram que o nosso país tivesse um pickleball tão evoluído e tão forte. Muitos participantes mostraram-se interessados a vir à Valadares jogar conosco e conhecer o Valadares Pickleball Clube”, contou o presidente da Associação Brasileira de Pickeball Antônio Coelho, o Toninho.
Segundo Coelho Valadares tem condições de sediar um torneio internacional da modalidade. “Tocco da Casauria é uma cidade medieval de apenas 3.000 habitantes, que não tem bons restaurantes e nem hotéis, mas muita amabilidade e simpatia. Ficamos hospedados em um convento católico e as noites organizaram eventos para todos os jogadores, regrados a um bom macarrão e sempre com um ótimo vinho da região. A cidade vive da produção de azeite e de vinho. Isso mostra, por outro lado, que Governador Valadares, com 100 vezes mais habitantes, com bons hotéis e excelentes restaurantes, tem condições seguramente de sediar um torneio internacional”, afirmou Toninho.
Para o professor da Praça de Esportes Thiago Eugênio a experiência serviu para ver que o trabalho que tem desempenhado está no rumo certo. “Uma coisa que percebi é que os jogadores são muito constantes e tem muita técnica, mas não estamos atrás. É trabalhar essa mentalidade e focar no treinos que temos potencial de chegar mais longe”, enfatizou.
Pickleball
Em agosto de 2018, a atleta americana Janet Davidson ministrou um workshop de pickleball na Praça de Esportes. Muito praticado nos Estados Unidos e Canadá, o pickleball é uma mistura de outras modalidades esportivas que usam raquete, como badminton, tênis e tênis de mesa. A diferença é que utiliza raquetes parecidas com as de frescoball e a bola, feita de material plástico com furos, é mais leve. O esporte, indicado para todas as idades, inclusive pessoas com deficiências, é ensinado gratuitamente na Praça de Esportes. As aulas são nas terças e quintas das 13h30 às 14h30. Nas segundas, quartas e sextas, das 18 às 19 horas. As duas turmas estão lotadas devido à facilidade e ao sucesso do esporte.
Confira a relação dos ganhadores
Single Avançado : Kym Sze – 1° lugar
Single Intermediário : Igor Chisté – 1° lugar
Single Intermediário : Thiago Eugênio- 3° Lugar
Single Avançada Feminina : Leandra Sampaio– 2° lugar
Dupla Masculina Intermediária : Lucas Coelho e Igor Chisté – 2° lugar
Dupla Masculina Avançada : Kym e Igor Chisté – 1° lugar
Dupla Mista Avançada : Kym Sze e Leandra Sampaio - 1° lugar
Dupla Mista Intermediaria : Thiago Eugênio e Leandra Sampaio- 1° lugar
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social